top of page

       

      A proposição do Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social resultou da necessidade de criação de espaços de diálogo acerca das proposições e análises da atuação terapêutica-ocupacional na subárea social. Com a organização do Projeto METUIA em todas suas edições, teve o primeiro evento em 2007, juntamente ao X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, realizado em Goiânia, GO; o segundo evento em 2011, na ocasião do XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, em São Paulo, SP; e apresentamos agora sua terceira edição, a ser realizada em 28 e 29/04/2016, na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

 

    A Terapia Ocupacional Social no Brasil se desenvolveu tomando duas perspectivas teóricas complementares; a primeira tinha como parâmetro a análise dos processos sociais, sobretudo, no final dos anos 1970 até meados da década de 1980, uma época de ebulição em torno das demandas da questão social no Brasil. Esse processo envolveu a revisão dos postulados profissionais atingindo distintos segmentos, inclusive os terapeutas ocupacionais; se colocava fortemente em debate suas responsabilidades técnicas e políticas. A segunda perspectiva nasceu do questionamento ao saber médico-psicológico quanto a suas formas reducionistas de compreender e de lidar com fenômenos que eram colocados sob o binômio “saúde-doença”, com base na disciplinarização e institucionalização de problemas sociais.

 

      Sob estas perspectivas, o Brasil desenvolveu importantes experiências e conhecimentos acerca de problemáticas advindas da “questão social”, envolvendo docentes, profissionais e pesquisadores neste desafio.

 

     Nesta edição do evento temos um marco comemorativo importante para nós: o lançamos do livro “Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos”. Tratam-se das reflexões realizadas por colegas pesquisadores e técnicos da área de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país, bem como por ex-alunos da Linha de Pesquisa “Redes Sociais e Vulnerabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO/UFSCar), algo que tem um valor simbólico muito significativo para nós, pois é uma oportunidade ímpar de apresentarmos a nossa produção de forma coletiva. Com a participação de 25 autores, terapeutas ocupacionais, todos envolvidos com o ensino e a pesquisa na terapia ocupacional social, 20 deles atuando em sete importantes universidades públicas do país.

 

     Assim, convidamos pesquisadores, profissionais e estudantes terapeutas ocupacionais a vir realizar conosco o diálogo e as reflexões acerca da Terapia Ocupacional Social. Sejam todos muito bem-vindos!

bottom of page